Wednesday, April 12, 2006

Memórias de uma Gueixa


"Sayuri tinha um olhar invulgarmente belo, de um cinzento translúcido, aquático, a reflectir numa míriade de cristais límpidos o brilho prismático e incandescente do universo pefeito e atroz sobre o qual repousava. Era uma transparência súbita, inesperada, a contrastar violentamente com a estranha opacidade branca da máscara onde sobressaíam uns lábios exageradamente vermelhos. E se os olhos ainda reflectiamChiyo, a menina de nove anos, filha de pescadores, de uma cidade remota, junto ao mar, a máscara inquietantemente delicada, o penteado ostensivo, a suptuosidade dos quimonos de brocados, ricamente ornamentados, pertenciam à mulher em que ela se tinha tornado, Sayuri, uma das mais célebres gueixas do Japão dos anos 30. É este mundo anómalo, secreto e decadente, construído sobre cenários de papel de arroz e que parece ser manifestação da própria fantasia erótica masculina que Goldem evoca com uma autenticidade notável e um lirismo requintadamente raro. Um romance sobre o desejo e a natureza indomitável do espírito humano; desafiador, caivante pela pureza da prosa, pela prodigalidade das nuances, das atmosferas, das imagens esculpidas com a precisão e subtileza da arte do bonsai."


Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ver o filme, mas, hoje resolvi comprar este livro... assim poderei dar asas à minha imaginação.

3 comments:

Catarina Ferreira said...

a compra de um livro é sempre um feito inteligente e fantástico..E tal como referiste propicio para dar asas à imaginação..(também adoro ler, vou começar o Alquimista, não sei se conheces, e estou a ler o meu livro preferido O Diário de Anne Frank)
Boa Páscoa, diverte-te muito..
Beixinhu grande..

margrad said...

Ola
Ler é sempre bom, eu é que não tenho coragem de comprar um livro...
Vim desejar-te uma Pascoa feliz!
Beijinho!

Catarina Ferreira said...

o livro é realmente bom!vale a pena!! beijo*