Saturday, March 04, 2006

O ódio


Sentimento que corroí a mente humana, que leva as pessoas a terem reacções surpreendentes. Mas que se esvai diante do sentimento mais nobre já existente...o amor.
Queria falar um pouco sobre esse sentimento maligno que se chama ódio, o corpo toma outra forma, a face se transforma, o olhar deixa seu brilho e toma um ar nebuloso...
Acho que existem várias formas de se odiar, e por mais que isso exista, todas se convertem nesse sentimento único, que pode levar o ser humano a cometer loucuras...
Queria poder ter várias faces e com isso poder fazer o que eu quisesse, nem que fosse por um dia, uma hora, um minuto, ou até mesmo um segundo. Dizem que tudo na vida acontece em frações de segundos, poderia fazer muito nesse segundo, transformar vidas...
Enquanto a mente é possuída por esse sentimento estranho, o corpo treme, o coração parece que vai explodir, e o pior de nós, se mostra...E com esse momento de ira, muita coisa muda, é assim que eu mudei.
Hoje tenho o pior e o melhor que andam de mãos dadas, e a qualquer hora um dos dois pode aparecer, sem controle nenhum, como se estivesse sem controle das coisas, de mim e até da vida. E não adianta culpar outras pessoas por alimentar essa ira, ela foi regada por mim mesma, cultivada, e agora se mostra com sua forma mais cruel, ferindo quem quer que seja que cruzar pelo meu caminho.
Enquanto isso pergunto, onde está aquele sentimento que supera o ódio?
Talvez esteja guardado, enrolado no meio de tanto ódio, tanta raiva, se desdobrando pra tentar aparecer, e fazer com que eu seja a melhor pessoa do mundo. Será que é possível?
Tenho esperanças que sim, por isso estou aqui, lutando contra mim mesma, lutando contra minhas dores, minhas decepções, minhas angustias, minhas saudades e meus ódios...
Ainda acredito nisso, porque não perdi a fé no amor, no que ele pode fazer, no que ele pode transformar, e no que ele pode melhorar.
Enquanto isso não ocorre, o tempo passa, as horas, os minutos, e com isso abranda também a ira, e as vezes deixa ela quietinha, podendo ficar assim por dias, até ser acordada de novo.
O ódio e o amor são sentimentos parecidos mesmo, andam juntos, de mãos dadas, ele começa e termina sem pedir licença, ele nasce da dor, das decepções, das mentiras, e pode te transformar na pessoa mais insensível do mundo se não tomar cuidado.
E com tanta falta de amor no mundo, como tomar cuidado?
É assim que começa, com as pessoas espalhando a semente, e as outras cultivando. Foi assim que comecei, peguei a semente por curiosidade, e hoje estou aqui, tomada pelo desejo do ódio, pela falta de amor, lutando pra não ser engolida pela minha própria alma...

2 comments:

ricardo said...

hi!
gostei do post e da musiquinha!
bjocas e bom fim-de-semana!

João said...

A linha que separa o amor e o ódio é mesmo muito muito ténue... Por vezes é facil deixarmo-nos cair no ódio, porque acaba por disfarçar, ou atenuar, o sofrimento, a dor...